Terça-feira, 12 de agosto de 2003.
A SCON, líder do projeto de implantação da SAMTEC Biotecnologia Ltda. acaba de acertar com a SEP - Sociedade dos Empregados da Petroquímica a participação desta no projeto através da subscrição de quase 20% do capital com investimento de cerca de R$800 mil.
Com a entrada da SEP no projeto, a SAMTEC passa a ter cerca de mil novos sócios, todos eles ex funcionários do setor petroquímico. A democratização do capital da SAMTEC era uma das metas da SCON que pretende reforçar o perfil profissional do empreendimento.
A SEP nasceu da privatização da PQU Petroquímica União, quando os funcionários a fundaram com o propósito de participar do capital da ex estatal. De vários modelos semelhantes montados durante o auge do processo de privatização na década passada, a SEP é um dos poucos que atingiu o êxito. Sua bela história de sucesso é um marco na democratização do capitalismo brasileiro.
A entrada da SEP como sócia da SAMTEC é um símbolo de como o pequeno poupador pode, uma vez organizado, se transformar em interessante alternativa para capitalização de negócios nascentes. No Brasil, os mercados financeiros estão historicamente fechados para esse tipo de empreendimento. Ousadia e criatividade são os desafios para a superação das barreiras, como bem ilustra esta história de sucesso.
A SAMTEC recebeu a Autorização de Funcionamento da ANVISA no mes passado e iniciou então sua atividade de produção em escala pré operacional. A atividade regular de vendas (já estruturada) deve iniciar nas próximas semanas
|