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  A LOGÍSTICA VAI DEFINIR O FUTURO DE SEU NEGÓCIO  
 

Quarta-feira, 17 de outubro de 2001.

Nos textos clássicos sobre Logística é muito comum aparecer a fábula alemã do fabricante de ferraduras. Conta a estória que o pai, ao passar o negócio para o filho, dizia:

“Se esforce sempre para fabricar a melhor ferradura. Nenhum concorrente pode produzir uma ferradura melhor que a sua, e, se assim for feito, a grama sempre estará baixa no caminho que traz à sua casa porque os clientes sempre estarão por lá passando para comprar o seu produto.”

Como se vê, a ênfase era toda na produção. Hoje, se você não comunicar bem ao mercado as vantagens de seu produto, é possível que o cliente sequer fique sabendo que você produz algo. Muitas vezes produtos inferiores com marketing de melhor qualidade conquistam posições privilegiadas no mercado por períodos prolongados.

Atualmente mesmo as qualidades do marketing de comunicação (publicidade, promoções etc.) estão mostrando que podem não ser suficientes. Cada vez mais os consumidores dispõem de menos tempo para se dedicar ao ato de comprar. Entregas em domicílio, vendas por internet e vendas por catálogo, vão se mostrando importantes ferramentas para alavancagem de vendas para públicos específicos. No entanto tais alternativas somente são efetivas se suportadas por efetiva plataforma de distribuição que garanta entrega rápida e eficaz. Aí o problema da logística se torna imenso. Por sorte, as oportunidades também!

A logística tem sido citada como barreira de entrada para o pleno êxito das vendas por internet.

O cliente compra, mas a entrega acaba demorando e muitas vezes sendo mal feita. Os custos da entrega são astronômicos, chegando a pesar mais de 50% do preço final pago pelo consumidor e, em casos limites, custam mais que o próprio produto.

Muitas empresas já perceberam que aquele que montar o modelo logístico mais eficaz para seu

e-business vai prevalecer e conquistar vantagens competitivas dificilmente superáveis. Assim, a logística entrou para a ordem do dia como a ultima fronteira onde ainda é possível obter avanços significativos na busca e obtenção dessas vantagens.

Desde a concepção estratégica do modelo logístico ideal para o negócio, até a definição operacional das facilidades e ferramentas que possam ser idealmente utilizadas, um projeto logístico deve contemplar todos os aspectos relacionados ao atendimento pleno das necessidades e desejos do consumidor. Isso inclui a definição de tempos máximos de entrega, formato e tamanho das embalagens, unitização de embalagens de transporte e paletes, e ainda todos os aspectos relacionados à movimentação interna e transporte externo dos produtos.

De uma certa forma, a logística acaba envolvendo todas as atividades relacionadas ao tempo que se pode gastar e à forma como se pode atender ao consumidor, no que diz respeito ao ato crucial de colocar o produto fisicamente à sua disposição. Como se vê, é uma definição muito ampla e que dirige o foco para toda essa complexa teia de relações que envolve a atividade nos dias de hoje.

O que empresas vencedoras têm procurado fazer nos últimos anos é rever estrategicamente seu modelo logístico e redesenhá-lo, adequando-o a essas novas realidades e a esse novo conceito. Não é tarefa fácil e, normalmente, requer forte suporte de especialistas, mas é o melhor caminho (e um dos poucos ainda disponíveis) para a busca de vantagens competitivas no seletivo ambiente empresarial de hoje. Pode ser decisivo para o futuro de seu negócio.


 
 
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